MÁQUINAS ELÉTRICAS


As máquinas assíncronas são máquinas elétricas de corrente alternada, que giram com velocidade de rotor inferior a velocidade do campo girante, produzido pela circulação de corrente no enrolamento de excitação. Essas máquinas são conhecidas também como máquinas de indução, porque o seu rotor não é alimentado diretamente por uma fonte de tensão alternada. As invés disso, a tensão que chega no rotor ocorre por indução. Quanto a esse tipo de máquina elétrica, avalie as afirmações que se seguem:

  1. A rotação a plena carga de um motor trifásico de 2 polos quando excitado com tensões em 60 Hz é exatamente igual a 3600 RPM.
  2. O enrolamento de armadura é construído no rotor da máquina elétrica de indução para aproveitar a presença dos anéis coletores.
  3. O núcleo de ferro do estator e do rotor da máquina de indução é laminado, sendo constituído de chapas prensadas de material ferromagnético para diminuir as perdas por correntes de Foucault.
  4. Quando a máquina opera como motor, o rotor gira com velocidade igual da velocidade síncrona para qualquer condição de carga acoplada em seu eixo de rotação.
  5. Os dois tipos de rotor das máquinas de indução são: o rotor do tipo gaiola de esquilo ou rotor em curto-circuito e o rotor do tipo rotor bobinado ou rotor de anéis.

É correto o que se afirma em:


4, 3 e 2 


5 e 3


4, 3 e 1


5, 2 e 1


3, 2 e 1

Um motor de corrente contínua do tipo shunt possui resistência de enrolamento de campo igual a 500 Ω. E a resistência do enrolamento de armadura é 0,2% do valor da resistência de campo. Em operação, em condição nominal, a máquina gira com velocidade de 1780 RPM, apresenta uma queda de 2V nas escovas e rendimento de 87%. Uma fonte tensão contínua de 440 V supre o motor que apresenta uma tensão de 400 V induzida em seu enrolamento da armadura.

Para esse motor, avalie as afirmativas que se seguem. Marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.

  1.  a resistência da armadura é menor 0,5 Ω.
  2. a corrente que circula pelo enrolamento da armadura é maior 38 A
  3. a corrente absorvida pelo ramo da armadura corresponde a 95,77% da corrente absorvida da fonte de alimentação pelo motor
  4. a força contraeletromotriz produzida pela motor nessa condição de operação é igual a 400 V
  5. o torque no eixo do motor para essa condição de carga é maior que 100 N.m

É correto apenas o que se afirma em

 


5.


5, 4 e 2.


5 e 4.


4.


4, 3 e 1.

Considere que um gerador síncrono está operando em paralelo com a rede de um sistema elétrico de potência interligado. Admita que a máquina está fornecendo potência nominal ao sistema elétrico (entregando-lhe potência ativa e reativa) e que em determinado momento o operador do sistema aumenta a excitação da máquina em 5%.  Em relação ao fluxo de potência reativa entre o gerador e a rede, analise as afirmativas que se seguem:

 

A - Ao aumentar a corrente de excitação do gerador síncrono verifica-se uma redução da corrente de armadura

 

                             porque

 

B - o aumento na  corrente  de  excitação da máquina provoca um menor fornecimento de potência reativa da máquina para o sistema elétrico.

 

A respeito dessas afirmativas, assinale a resposta correta.


as duas afirmativa são falsas


a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira


as duas afirmativa são verdadeiras


as duas afirmativas são falsas muito embora a segunda justifique a primeira


a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa

Motores de indução trifásicos são largamente aplicados em unidades industriais em serviços de manipulação de cargas, processamento de materiais e em processos de deslocamentos de fluídos. Para a sua adequada seleção e aplicação deve se observar sua classificação, tipo de carcaça, fator de serviço, classe de isolação, entre outros atributos. Neste contexto, analise as afirmações abaixo. Assinale a resposta correta entre as alternativas que se seguem.

  1. Um motor de indução com fator de serviço de 1,25 é um motor construído para suportar 100% de sobrecarga embora se aqueça em 10oC acima de sua temperatura normal de operação.
  2. O motor da categoria C é o motor de dupla gaiola aplicável para cargas pesadas de inércia baixa como os compressores.
  3. Motores da categoria D apresentam torque máximo na partida e são próprios para serem aplicados para cargas pesadas de elevada inércia como as prensas de perfurar.

É correto o que se afirma em:


1


2


3 e 2


2 e 1


3

As curvas características torque versus corrente de carga e velocidade versus corrente de carga são mostradas nas figuras abaixo para motores de corrente contínua. Por essas curvas pode-se predizer o comportamento do torque e também da velocidade dos motores de corrente contínua do tipo shunt, série e composto à medida que carga mecânica varia em seu eixo de rotação.

 

Observando essas curvas, avalie as afirmativas que se seguem.

 

  1. O motor de corrente de corrente contínua do tipo série apresenta uma regulação de velocidade muito melhor que o motor do tipo shunt.
  2. O torque do motor de corrente contínua do tipo série cresce exponencialmente com o aumento da corrente de armadura.
  3. O torque do motor de corrente contínua do tipo shunt é constante mesmo que a carga mude e por isso a velocidade do motor é sempre constante.
  4. O motor de corrente contínua do tipo série tende a disparar para cargas pesadas.

 

É correto o que se afirma em:


Somente III e IV


Somente II 


Somente II e III


Somente III


Somente I

A respeito da construção, do rotor ou armadura e dos comutadores e escovas dos motores de corrente contínua, avalie as afirmativas que se seguem, classificando-as em verdadeiras ou falsas para posteriormente marcar a resposta correta entre as alternativas propostas.

  1. O rotor de uma máquina de corrente contínua consiste de um eixo, usinado a partir de uma peça de aço, com um núcleo construído sobre ele.
  2. Tipicamente, o comutador de uma máquina de corrente contínua é construído de lâminas de cobre, isoladas com material à base de mica, suficientemente espessas para permitir o desgaste natural durante a vida útil do motor.
  3. O núcleo do rotor é composto de lâminas de aço estampadas de uma chapa de aço e contém ranhuras em sua superfície externa para alojar os enrolamentos da armadura.
  4. As escovas apresentam elevada condutividade e baixo coeficiente de atrito e são construídas de material mais macio que os segmentos do comutador.
  5. Um motor tem sua expectativa de vida reduzida à metade a cada vez que a temperatura dos enrolamentos aumenta em 10% acima dos limites de sua classe de isolamento.
  6. As escovas da máquina de corrente contínua são construídas de carbono, grafite, ligas de metal e grafite ou uma mistura de grafite e metal.

nenhuma afirmativa está correta


33,33% das afirmativas estão corretas


todas as afirmativas estão corretas


mais da metade das afirmativas estão corretas


menos da metade das afirmativas estão corretas

Com relação às correntes de magnetização das máquinas elétricas, analise as afirmativas abaixo:

 

I- Corrente de magnetização varia com a carga da máquina

II - Corrente de magnetização não varia com a carga da máquina

III - Corrente de magnetização produz apenas a o fluxo magnético para fazer a máquina girar

IV - Corrente de magnetização não é responsável pelo fluxo magnético de trabalho da máquina

V - A corrente de magnetização percorre o enrolamento de campo das máquinas.

 

É correto o que se afirma em:


II, IV, V


II, III, V


I, III


I, IV


I, III, V

Máquinas síncronas, máquinas assíncronas conhecidas também como máquina de indução e as máquinas de corrente contínua constituem os três tipos básicos de máquinas elétricas girantes. Tais dispositivos podem operar como motores ou como geradores a depender se estão consumindo ou absorvendo energia elétrica ou mecânica.  Referindo-se às máquinas elétricas de corrente contínua, analise as afirmações  que se seguem. Marque a alternativa correta entre as disponíveis.

 

  1. O motor de corrente contínua é uma máquina de dupla excitação e ambos os enrolamentos, de armadura e de campo, devem  ser alimentados por fontes que lhes forneçam tensão alternada que são convertidas em tensão continua por meio do comutador mecânico da máquina.
  2. Se a velocidade do motor de corrente contínua reduz devido ao aumenta da carga acoplada ao seu eixo de rotação, a sua força contraeletromotriz  aumenta e a corrente solicitada pelo motor da fonte de alimentação reduz significativamente.
  3.  Em motores de corrente contínua o fluxo magnético gerado pelo enrolamento de campo é estacionário

 

É correto somente o que se afirma em:


3


3 e 2


2


2 e 1


1

Uma fonte tensão contínua de 400 V alimenta um motor de corrente contínua do tipo shunt que possui resistência de enrolamento de campo igual a 400 Ω. A resistência do enrolamento de armadura é 0,45 Ω. Em operação em condições nominais a máquina gira com velocidade de 1750 RPM, absorve uma corrente de 20 A da fonte de alimentação e apresenta uma queda de 2 V nas escovas. 

Considerando que a queda de tensão nas escovas bem como a tensão da fonte permanecem inalteradas para outras condições de carga, avalie as afirmativas que se seguem,  classificando-as em verdadeiras ou falsas. Depois marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.

A corrente de campo do motor é igual 1 A para essa condição de carga

A velocidade do motor decai menos que 5% se uma sobrecarga exigir que o motor absorva uma corrente majorada em 15% daquela das condições nominais


as duas alternativas são verdadeiras


a primeira alternativa é falsa e a segunda é verdadeira


a segunda alternativa é falsa mas seria verdadeira se a tensão da fonte fosse igual 800 V


as duas alternativas são falsas


a primeira alternativa é verdadeira e a segunda é falsa.

Dado o motor de corrente contínua, ligação série, da figura abaixo, analise a alternativa correta.

 


A maior desvantagem deste tipo de ligação é o baixo torque de partida.


Acréscimo na corrente de carga do motor acarretará em decréscimo na velocidade.


O motor trabalha com velocidade constante para diferentes condições de carga.


Acréscimo na corrente de carga do motor acarretará em acréscimo na velocidade.


É possivel converter um motor com ligação série em um gerador auto-excitado.